Um espaço de encontro para jovens, animados pelo desejo de proteger o ambiente, mas também de ajudar as pessoas mais vulneráveis. Assim, em outubro de 2023, nasceu o Ecolab da Paz em Trastevere. A iniciativa foi replicada em Kampala, capital do Uganda, no início de 2025, depois que uma delegação de jovens ugandeses visitou o centro de Trastevere, onde todos os sábados dezenas de estudantes do ensino médio e universitários se reúnem para separar roupas em segunda mão, passar o tempo juntos e fazer amizade. Entre os jovens de Trastevere há também muitos refugiados, principalmente sírios, que chegaram ao longo dos anos através dos corredores humanitários: depois de terem sido ajudados, agora querem ajudar os outros. Devido à maior procura por roupas usadas, mas também para envolver ainda mais jovens romanos, em 29 de março foi inaugurado um novo ecolab da paz na Casa da Comunidade, na Piazza dei Consoli, no bairro de Tuscolano.
No Ecolab, roupas e acessórios, previamente higienizados, são divididos por tipo e tamanho e, em seguida, distribuídos nas Casas da Amizade ou enviados para prisões. As roupas inutilizáveis são então revendidas a peso, para poder comprar bens que não podem ser encontrados entre os materiais recuperados, como roupa interior. É o conceito de ecossolidariedade, que combina ecologia e solidariedade.
Os protagonistas dos vários Ecolab são os jovens, que têm particularmente a peito a questão do ambiente e desejam empenhar-se para fazer o bem aos outros. «Nós, jovens, também queremos fazer parte desta cadeia de solidariedade e, por isso, criámos este espaço, que combina o compromisso com a sustentabilidade e a solidariedade: palavras complementares, ambas necessárias para o nosso futuro», explicaram na inauguração do primeiro ecolab da paz.