Mais de 6000 pessoas reuniram-se desde o amanhecer do dia 8 de julho na esplanada em frente ao Santuário do Santíssimo Sacramento de Goma, no leste do Congo, para participar na liturgia em memória do Beato Floribert e da transladação do seu corpo para uma capela dedicada a ele dentro do santuário.
A celebração foi presidida por Dom Fulgence Muteba Mugalu, arcebispo de Lubumbashi, presidente da CENCO, juntamente com 11 bispos e cerca de 200 padres, entre os quais o postulador da causa de beatificação de Floribert, Don Francesco Tedeschi e Don Angelo Romano, reitor do Santuário dos Novos Mártires de São Bartolomeu, em Roma, em representação da Comunidade de Sant'Egidio.
Uma liturgia marcada por cânticos festivos e uma grande participação popular, incluindo uma numerosa delegação da Comunidade de Sant'Egidio de Goma e das cidades vizinhas, no final da qual os celebrantes dirigiram-se para rezar ao beato Floribert Bwana Chui junto ao seu novo túmulo, onde foram depositadas várias coroas de flores em homenagem.
«Hoje, todo o mundo olha para Goma — disse Dom Francesco Tedeschi — porque em toda a parte onde está Sant'Egidio se celebra a memória de Floribert, que viveu até ao fim o amor pelos pobres com a Comunidade de Sant'Egidio. Hoje, este lugar onde ele repousa torna-se o lugar da nossa oração. Tive a graça de conhecer Floribert - continuou o postulador - ele não era um jovem resignado. Tinha coragem, vontade de viver e olhava para o futuro, cheio de esperança e fé porque sabia que Deus é o Senhor da história. Hoje, Floribert convida-nos a olhar para o futuro e a trabalhar para que haja esperança e paz para todos: o Congo, a África, o mundo».
O bispo de Goma, Mons. Willy Ngumbi Ngengele, concluindo a celebração, recordou o empenho de Floribert com Sant'Egidio pelos crianças de rua e idosos, e como ele organizou o primeiro almoço de Natal com os pobres em Goma, em 2004..