EVENTS

Este ano, o «Global Friendship» faz uma paragem em Roma: de 28 a 30 de agosto, o Encontro Internacional de Jovens Europeus pela Paz. Estarão presentes mais de cem jovens da Ucrânia

Assembleias, flash mobs, a passagem pela Porta Santa, alguns momentos do programa

 “Global Friendship Peace Hope”. São as palavras que ressoarão em Roma, de 28 a 30 de agosto, graças a 1200 jovens, estudantes do ensino médio e universitários, de 12 países europeus, com delegações também da África, América Latina e Ásia, que se reuniram em Roma para o encontro internacional dos Jovens pela Paz. O movimento ligado à Comunidade de Sant'Egidio está todos os dias ao lado de crianças em dificuldade, sem-abrigo, idosos sozinhos, empenha-se em projetos de solidariedade sustentável com os Ecolab da Paz e promoveu, nos meses de verão, férias solidárias com os refugiados nos campos de Chipre e da Grécia.

Um grande evento pela paz muito sentido, numa época marcada por guerras terríveis, que parecem não ter fim, como as de Gaza e da Ucrânia. E precisamente da Ucrânia - onde Sant'Egidio continua a apoiar a população com distribuições humanitárias e abriu centros educativos para crianças e adolescentes, também graças ao apoio de muitos refugiados que se juntaram à Comunidade - chegarão a Roma 120 raparigas e rapazes de Kiev, Leópolis, Ivano-Frankivsk e Kharkiv. Juntamente com os seus pares de outros países europeus, darão voz às esperanças da sua geração e debaterão vários temas - ecologia, migração, pobreza - para difundir uma cultura de paz e solidariedade, inspirados pelo testemunho do beato Floribert Bwana Chui, o jovem da Comunidade de Sant'Egidio de Goma, no Congo, martirizado em 2007 por se opor a uma tentativa de corrupção em detrimento da população e recentemente beatificado.

Na quinta-feira, 28, e na sexta-feira, 29 de agosto, no centro de congressos da Nuvola all'Eur, serão realizadas duas assembleias com o presidente da Comunidade de Sant'Egidio, Marco Impagliazzo, e com o fundador Andrea Riccardi. A jornada de sexta-feira, 29, continuará, às 18h30, com um Flashmob pela Paz no Panteão, que reunirá testemunhos de jovens vindos de Gaza e da Ucrânia. Um momento particularmente significativo será a passagem pela Porta Santa na basílica de São Pedro na manhã de sábado, 30 de agosto, para recordar as palavras do Papa Leão, que em Tor Vergata convidou os jovens a serem «testemunhas da justiça, da paz e da esperança» e a aspirar «a grandes coisas», mas também disse que «a amizade pode realmente mudar o mundo. A amizade é um caminho para a paz».

Após as visitas culturais à cidade, com a proposta de dez itinerários histórico-artísticos diferentes preparados pelos Jovens pela Paz de Roma, o encontro terminará na noite de sábado, 30 de agosto, com a liturgia eucarística em Santa Maria in Trastevere e uma festa na praça.

Neste link, o programa do encontro