MIGRANTS

Começam em Chipre as férias solidárias com os refugiados dos campos de Pournara e Kofinou

Até o final de agosto, voluntários de vários países europeus se reunirão para não esquecer aqueles que pararam às portas do nosso continente fugindo de guerras e violência

 Começaram, na ilha de Chipre, as férias solidárias da Comunidade de Sant'Egidio ao lado dos refugiados dos campos de Pournara, a cerca de vinte quilómetros da capital Nicósia, e de Kofinou. Já chegaram voluntários de várias cidades de Itália e da Europa (entre elas Bélgica, Espanha, Alemanha e França), que se alternarão em grupos de 200 até ao final do mês de agosto, para garantir uma presença constante e muitas atividades para as crianças e famílias refugiadas.

Na quinta-feira, 24 de julho, foi inaugurada a Tenda da Amizade em Pournara, onde os duzentos refugiados atualmente presentes no campo poderão comer todas as noites em torno de mesas bem arrumadas e decoradas, num ambiente familiar, protegidos das temperaturas muito elevadas da região e servidos pelos voluntários da Comunidade que, nestes dias, pretendem não só ajudá-los, mas também conhecê-los de perto. Tudo isto em nome da dignidade a recuperar e de um futuro a reconstruir para aqueles que têm atrás de si histórias de sofrimento e privações, muitas vezes de violência. A maioria provém da Síria, mas também do Afeganistão, Irão, Somália e Gaza, além de alguns países da África Subsariana. Chegaram a esta ilha com o sonho da Europa, mas ficaram nas suas fronteiras, à espera de um reconhecimento difícil de obter.

Na próxima semana, também começarão as atividades no campo de Kofinou, onde estão 600 refugiados, incluindo 120 menores, para os quais será organizada a Escola da Paz (jogos, animação, mas também ensino). Em ambos os campos, mas também para as famílias de refugiados que se encontram em Nicósia, serão organizados alguns cursos de inglês, tanto para adultos como para adolescentes. Para os menores não acompanhados, presentes em número significativo, estão a ser organizadas algumas excursões pela ilha para conhecer os locais mais interessantes.