PRESS RELEASE

Afeganistão: 119 refugiados «esquecidos» pela comunidade internacional chegam através de corredores humanitários

STREAMING INTERROMPIDO POR MOTIVOS TÉCNICOS

Chegarão na quinta-feira, 10 de julho, a Fiumicino, num voo especial oferecido pela «Solidaire» proveniente de Islamabad, 119 refugiados afegãos, graças aos Corredores Humanitários. Serão acolhidos e encaminhados para a integração pela Comunidade de Sant'Egidio, promotora do protocolo com o Estado italiano, juntamente com outras associações. Trata-se de núcleos familiares e indivíduos que se refugiaram no Paquistão em agosto de 2021, passando quase quatro anos em condições extremamente precárias, em campos informais e abrigos improvisados no centro de Islamabad. É importante lembrar que, após a queda de Cabul e a grande mobilização inicial, muitos dos afegãos que conseguiram salvar-se nos países vizinhos ainda aguardam reintegração, «esquecidos» pela comunidade internacional.

Na quinta-feira, 10 de julho, às 16h, no Terminal 5 de Fiumicino, está prevista a recepção e as boas-vindas por parte da Comunidade de Sant'Egidio e das instituições, juntamente com um bom número de familiares que se reunirão com os recém-chegados e os mediadores que contribuirão para a sua integração, a começar pela aprendizagem da língua italiana, pela escola para menores e pela inserção profissional para os adultos.

Participarão na conferência de imprensa:

- Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de Sant'Egidio

- Rosanna Rabuano, Chefe do Departamento de Liberdades Civis e Imigração do Ministério do Interior

- Pierfrancesco Sacco, Direção-Geral dos Italianos no Estrangeiro e Políticas Migratórias do Ministério dos Negócios Estrangeiros

No total, os Corredores Humanitários - promovidos pela Sant'Egidio em conjunto com várias associações - permitiram até agora a chegada em segurança de mais de 8.500 refugiados à Europa. Este projeto, inteiramente autofinanciado, é realizado graças a uma rede de acolhimento difusa, apoiada pela generosidade de muitos cidadãos italianos, e representa um modelo de sucesso, que combina solidariedade e segurança.