Em Moçambique, o mês de junho é «o mês das crianças». Neste período, celebram-se dois dias importantes: o dia 1 é o Dia Internacional da Criança, enquanto o dia 16 é o Dia da Criança Africana.
Por este motivo, as Escolas da Paz em território moçambicano celebram este mês com uma série de iniciativas. Em Pemba, no dia 28 de junho, foi organizada uma grande festa que envolveu mais de 200 crianças, provenientes das três Escolas da Paz da cidade (Natite, Mahate e Ingonane). Muitas dessas crianças são deslocadas da região de Cabo Delgado, atingida pelo ciclone Chido em dezembro de 2024 e sujeita a ataques terroristas desde 2017.
Também em Nampula, no mesmo dia 28, foi celebrado com uma festa o encerramento do mês das crianças. Como disseram os Jovens pela Paz de Nampula, através da sua conta no Facebook, esta festa serviu «para celebrar a alegria, a inocência e a esperança que as crianças trazem ao mundo, pois são o futuro da nossa humanidade. Que as crianças continuem a crescer com confiança, autoestima e diversão, sabendo que são amadas e apreciadas».